Aplicação do Balanced Scorecard como Ferramenta de Gestão Estratégica em uma Empresa Transportadora de Cargas
DOI: https://doi.org/10.17921/1415-6571.2021v25n41p73-84
Resumo
O transporte rodoviário de cargas no Brasil é o mais importante dentre todos os modais, porém passou por uma grave crise devido ao recesso
econômico que o país enfrentou nos últimos anos. Houve uma melhora do mercado nesse setor, porém muitas transportadoras ainda buscam
se restabelecer em uma área na qual os custos são altos e a competitividade é grande. Nesse contexto e por meio de uma pesquisa ação, o
objetivo geral desse estudo foi implementar a ferramenta de gestão estratégica Balanced Scorecard (BSC) em uma empresa deste setor e avaliar
sua eficácia sobre a visualização do desempenho da companhia. O BSC foi aplicado por meio de uma metodologia que visou abranger tanto
o cenário interno à empresa quanto externo, na qual extraiu-se os objetivos a partir de uma análise SWOT e assim criou-se os indicadores
de desempenho. A implementação foi acompanhada a partir de uma base de dados referentes aos meses de setembro e outubro de 2019 para
que fossem definidas as metas, e então analisou-se as possíveis melhorias para o scorecard. De forma geral, a execução da metodologia foi
eficiente e o gestor avaliou satisfatoriamente a aplicação dos indicadores por meio da metodologia de gestão estratégica BSC e a nova maneira
de visualizar o desempenho da companhia.
Palavras-chave: Transporte Rodoviário de Cargas. Gestão Estratégica. Balanced Scorecard. Análise SWOT.
Abstract
Road freight transport in Brazil is the most important of all modes, but it has gone through a crisis due to the economic recess that the
country has faced in recent years. There has been an improvement in the market in this sector, but many carriers are still looking to reestablish
themselves in a market where costs are high and competitiveness is high. In this context and through an action research, the general
objective of this study was implementing the Balanced Scorecard (BSC) strategic management tool in a company of this sector and evaluate
its effectiveness in visualizing the company’s performance. The BSC was applied through a methodology that aimed to cover the internal
and external scenarios, in which the objectives were extracted from a SWOT analysis and thus the performance indicators were created. The
implementation was followed by a database for September and October 2019 to set goals and analyze possible improvements to the scorecard.
Overall, the execution of the methodology was efficient and the manager evaluated satisfactorily the elaboration of the strategic planning and
the new way of visualizing the company’s performance.
Keywords: Road Freigh Transport. Strategic Management. Balanced Scorecard. SWOT Analysis.