Diagnóstico de Clima Organizacional e Proposições de Endomarketing para Comércio Atacadista: um Relato Técnico
DOI: https://doi.org/10.17921/1415-6571.2021v25n41p46-53
Resumo
Este estudo teve por objetivo discutir uma proposta para a utilização de ferramentas de endomarketing, visando a melhoria do clima
organizacional de uma organização. O primeiro objetivo se marca pela avaliação do clima organizacional da empresa. O clima na organização
permite colher percepções dos colaboradores sobre apoio da chefia/organização, recompensa, conforto físico, controle/pressão e coesão entre
Colegas, além de possuir correlação positiva com resultados organizacionais. O segundo objetivo é propositivo, e visa o uso racional das
estratégias de endomarketing para preencher lacunas encontradas por esta avaliação. Entende-se como endomarketing as estratégias para
promover os sentimentos que os colaboradores têm da qualidade dos serviços prestados e produtos da organização e da importância de seus
papéis nesta produção, tornando-os chaves no processo de atendimento das necessidades dos clientes. O estudo e as propostas foram feitas em
um comércio do tipo atacarejo na cidade de Corumbá/MS. Os dados foram coletados na perspectiva da pesquisa mista, utilizando a Escala de
Clima Organizacional de Martins (2008) e entrevista semiestruturada junto aos gestores. Os resultados mostraram um clima organizacional
satisfatório e apontam para a combinação positiva das duas vertentes, no âmbito dos estudos em gestão de pessoas, promovendo benefícios para
empresa, empregador, e conexão dos colaboradores com os objetivos estratégicos da organização.
Palavras-chave: Endomarketing. Clima Organizacional. Atacadista. Varejo.
Abstract
This study aimed to discuss a proposal to use internal marketing tools to improve organizational climate. The first objective is marked by the
assessment of the company’s organizational climate. The organizational climate allows us to gather perceptions from employees about support
from the management / organization, reward, physical comfort, control / pressure and cohesion among colleagues, in addition to having a
positive correlation with organizational results. The second objective is propositional, and aims at the rational use of internal marketing
strategies to fill in the gaps found by this assessment. Endomarketing is understood as the strategies to promote the feelings that employees
have of the quality of the services provided and products of the organization and the importance of their roles in this production, making them
key in the process of meeting the customers needs. The study and proposals were made in a cash-and-carry trade in the city of Corumbá/Brazil.
The data were collected from the perspective of the mixed survey, using Organizational Climate Scale (MARTINS, 2008) and a semi-structured
interview with the managers. The results showed a satisfactory organizational climate and point to a positive combination of the two aspects
in the scope of people management studies, promoting benefits for the company, employer, and connecting employees with the organization’s
strategic objectives.
Keywords: Internal Marketing. Organizational Climate. Wholesaler. Retail.