Núcleos de Inovação Tecnológica: a Aproximação das Universidades com o Setor Produtivo Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-6938.2022v26n2p212-216Resumo
A Lei da Inovação possibilita a efetivação da proposta constitucional de incentivo a inovação, a pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico, criando mecanismos viabilizadores ao desenvolvimento da inovação tecnológica e ao incentivo a pesquisa. Nesse contexto surgiram os Núcleos de Inovação Tecnológica. O objetivo do estudo é compreender o papel dos NIT´s para o desenvolvimento de inovações no Brasil. O método adotado pela pesquisa foi a revisão narrativa e explicativa, atendidos os critérios de inclusão e exclusão, a amostra foi composta por 17 estudos publicados, após 2015 e na vigência da lei de inovação. A conclusão do estudo retrata a importância dos NIT´s no fomento de pesquisas, na aproximação dos pesquisadores ao setor produtivo e na inserção do Brasil no cenário internacional de produção de inovação no mercado de consumo, descortinando, ainda, os principais entraves encontrados pelas instituições na implantação de seus núcleos de inovação tecnológica.
Palavras-chave: Inovação. Núcleos de Inovação Tecnológica. Gestão Estratégica.
Abstract
The Innovation Law enables the implementation of the constitutional proposal to encourage innovation, research and technological development, creating mechanisms that facilitate the development of technological innovation and encourage research. In this context, the Technological Innovation Centers emerged. The aim of the study is to understand the role of NITs in the development of innovations in Brazil. The method adopted by the research was the narrative and explanatory review, meeting the inclusion and exclusion criteria, the sample consisted of 17 studies published after 2015 and under the innovation law. The study conclusion portrays the importance of NIT's in fostering research, bringing researchers closer to the productive sector and in Brazil's insertion in the international scenario of innovation production in the consumer market, revealing the main obstacles encountered by the institutions in the implementation of their technological innovation centers.
Keywords: Innovation. Technological Innovation Centers. Strategic Management.