Percepção de Erros Experimentais em Análises Químicas Quantitativas por Alunos de Graduação
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-6938.2021v25n5-esp.p796-801Resumo
O ensino de química não deve se basear no isolamento de informações definidas, separadas e tomadas como verdadeiras, mas sim possibilitar o processo construtivo do estudante que passa por constante mudança. O elo entre a teoria e a prática poderá despertar a criatividade, a percepção e a compreensão do cotidiano, contribuindo para que o aluno aprimore o seu conhecimento e suas habilidades. Este estudo teve como foco o desenvolvimento teórico-prático sobre os principais erros envolvidos em análises titulométricas. Para isso, os discentes determinaram os teores de vitamina C, ácido acetilsalicílico e acidez do vinagre balsâmico em produtos comerciais, através da titulação clássica, com uso de indicadores, e pela titulação potenciométrica. Durante a realização dos experimentos, os discentes puderam relacionar os conhecimentos teóricos com os práticos, bem como identificar os principais erros envolvidos nessas técnicas analíticas: os erros aleatórios e sistemáticos. Os teores de ácidos encontrados através das duas técnicas analíticas não mostraram diferença estatística, no entanto, os resultados obtidos pela titulação potenciométrica apresentaram maior precisão. Durante a graduação é extremamente importante que as aulas experimentais envolvendo métodos de análises quantitativas sejam ministradas de modo que o discente seja capaz de interpretar os resultados e identificar todos os possíveis erros envolvidos no processo. Além disso, é importante que os estudantes de graduação possam ingressar na iniciação científica a fim de se aperfeiçoarem nas práticas laboratoriais.
Palavras-chave: Erros Experimentais. Titulação Volumétrica. Ensino de Química. Ensino Superior. Interdisciplinaridade.
Abstract
The teaching of chemistry shouldn’t be based on the isolation of information defined, separated and taken as true, but rather make possible the constructive process of the student who undergoes constant change. The link between theory and practice can awaken creativity, perception and understanding of everyday life, helping the student to improve his knowledge and skills. This study focused on the theoretical-practical development on the main errors involved in titration analysis. For this, the students determined the levels of vitamin C, acetylsalicylic acid and acidity of balsamic vinegar in commercial products, through the classical titration using indicators and potentiometric titration. During the realization of the experiments the students could relate the theoretical knowledge to the practical one, as well as to identify the main errors involved in these analytical techniques: random and systematic errors. The levels of acids found through the two analytical techniques showed no statistical difference, however, the results obtained by potentiometric titration were more accurate. During graduation it is extremely important that experimental classes involving quantitative analysis medics are given so that the student is able to interpret the results and identify all possible errors involved in the process. In addition, it is vital that undergraduate students be able to enter into scientific initiation in order to be perfected in laboratory practices.
Keywords: Experimental Errors. Volumetric Titration. Chemistry Teaching. Higher Education. Interdisciplinary.