Transposição Didática: Avaliação da Estratégia Pedagógica para Construção do Conhecimento

Autores

  • Érick de Oliveira Lemes Faculdade Anhanguera de Anápolis, Curso de Farmácia. GO, Brasil.
  • Renata Awad Faculdade Anhanguera de Anápolis, Curso de Farmácia. GO, Brasil.
  • Marcelo Garcez Rodrigues Faculdade Anhanguera de Anápolis, Curso de Farmácia. GO, Brasil.
  • Helder de Oliveira Lemes Universidade Estadual de Goiás, Curso de Farmácia. GO, Brasil.
  • Daiana da Silva Vargem Faculdade Anhanguera de Anápolis, Curso de Farmácia. GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2021v25n3p390-393

Resumo

Estudos sobre as questões que contextualizam aspectos de mudança em torno da prática pedagógica no Ensino Superior têm aumentado, significativamente, nos últimos anos, sendo considerado, atualmente, um campo de grande interesse em função da importância para o âmbito educacional. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo avaliar a transposição didática como prática pedagógica voltada para construção do conhecimento em sala de aula. Para composição do estudo foram empregados 125 questionários, com 10 questões objetivas, com caráter anônimo e esses questionários foram aplicados para alunos maiores de 18 anos de idade. Os alunos foram questionados a respeito das estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores, 32% responderam que utilizam exposição com suportes visuais, 26,40% informaram que usam exposição com uso do diálogo, 22,40% disseram que utilizam trabalho de grupo, 12% disseram que são realizados trabalhos individuais e 9% assinalaram que têm utilizado interpretação e análise de texto. A respeito da importância da inovação pedagógica para o estímulo da aprendizagem, 92,80% dos discentes informaram que é importante, 7,2% disseram que talvez seja e nenhum aluno assinalou que não é importante. Com a realização do estudo é possível concluir que a transposição didática auxilia na construção do conhecimento, em sala de aula, uma vez que contribui para tornar os conteúdos mais significativos.

 

Palavras-chave: Transposição Didática. Construção do Conhecimento. Prática Pedagógica.

 

Abstract

Studies on the issues that contextualize aspects of change around the pedagogical practice in higher education have increased significantly in recent years and is currently considered a field of great interest because of its importance to the educational field. In this perspective, the present study aimed to evaluate the didactic transposition as a pedagogical practice focused on building knowledge in the classroom. For the composition study, 125 questionnaires were used, with 10 objective questions, which had anonymous character, were applied to students over 18 years of age. Students were asked about the teaching strategies used by teachers, 32% reported using exposure to visual media, 26.40% reported using exposure with use of dialogue, 22.40% said they use group work, 12% said that individual assignment is carried out and 9% indicated that interpretation and text analysis are used; Regarding the importance of pedagogical innovation to stimulate learning, 92.80% of  the students reported that it is important, 7.2% said they may be important and no student pointed out that it is not important. Through this study it is concluded that the didactic transposition, assists in the  knowledge construction in the classroom as it helps to make the most meaningful content.

 

Keywords: Didactic Transposition. Knowledge Construction. Pedagogical Practice.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

DE OLIVEIRA LEMES, Érick; AWAD, Renata; GARCEZ RODRIGUES, Marcelo; DE OLIVEIRA LEMES, Helder; DA SILVA VARGEM, Daiana. Transposição Didática: Avaliação da Estratégia Pedagógica para Construção do Conhecimento. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 390–393, 2021. DOI: 10.17921/1415-6938.2021v25n3p390-393. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/8864. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos