Promoção da Saúde do Trabalhador da Educação: uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-6938.2021v25n5-esp.p741-748Resumo
Longas jornadas de trabalho surgem como um dos fatores de risco vivenciados pelos professores que afetam sua saúde e qualidade de vida. Nesse sentido, ações promotoras da saúde se tornam iminentes como estratégias de mitigação dos impactos à saúde destes profissionais. O presente estudo tem por objetivo analisar, a partir de uma revisão integrativa, ações promotoras da saúde realizadas no Brasil com educadores de todos os níveis de ensino desde a implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde em 2006. A revisão integrativa foi realizada em diferentes bases de dados com os seguintes descritores: “("Promoção da saúde" OR "Health promotion") AND ("Saúde" OR "Health") AND ("Docente" OR "Professor" OR "Teacher") AND ("Saúde do trabalhador" OR "Worker health"). A análise apontou duas categorias empíricas: “Promoção da saúde vocal na prática docente” e “Promoção da qualidade de vida docente: ações integradas”. O grande número de alunos, em sala de aula, a carga horária exaustiva de serviço e a acústica ruim das salas de aula são as principais condições adversas apontadas nos estudos. As ações promotoras de saúde identificadas na primeira categoria analítica foram exercícios, técnicas vocais e trocas de experiências. Na segunda categoria, as oficinas temáticas sobre o corpo e espaços de diálogo permanente foram o foco. Em função do baixo número de estudos se pode verificar que a promoção da saúde dos educadores tem sido negligenciada. Conclui-se que ações intersetoriais, que estimulem a promoção da saúde dos professores, são de extrema importância, pois incentivam a participação, a emancipação, o empoderamento e possibilitam a reflexão dos mesmos sobre as suas realidades laborais, a fim de transformá-las.
Palavras-chave: Professor. Promoção da Saúde. Saúde do Trabalhador.
Abstract
Long working hours are one of the risk factors experienced by teachers that affect their health and quality of life. In this sense, health-promoting actions become imminent as strategies to mitigate the health impacts of these professionals. The present study aims to analyze, from an integrative review, health-promoting actions carried out in Brazil with teachers from all education levels since the implementation of the National Health Promotion Policy in 2006. The integrative review was carried out in different databases with the following descriptors: ("Promoção da saúde" OR "Health promotion") AND ("Saúde" OR "Health") AND ("Professores" OR "Teacher" OR "Teacher") AND ("Saúde do trabalhador" OR "Worker health"). The analysis pointed out two empirical categories: "Promotion of vocal health in teaching practice" and "Promotion of teaching quality of life: integrated actions". The large number of students in the classroom, the exhaustive hours of service and the poor acoustics of the classrooms are the main adverse conditions pointed out in the studies. The health-promoting actions identified in the first analytical category were exercises, vocal techniques, exchange of experiences. In the second category, thematic workshops on the body and spaces for permanent dialogue were the focus. Due to the low number of studies, it can be seen that the teachers’ health promotion has been neglected. It is concluded that intersectoral actions that encourage the promotion of teachers' health are extremely important, as they encourage participation, emancipation, empowerment and enable their reflection on their work realities, in order to transform them.
Keywords: Teacher. Health Promotion. Occupational Health.