Intenção de Compra do Consumidor para a Comercialização do Filtro de Carvão Ativado do Ouriço da Castanha-do-Brasil em Sinop, Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-6938.2021v25n2p200-205Resumo
As preocupações ambientais no Brasil cresceram nos últimos anos. Uma dessas preocupações é em relação à destinação de resíduos das atividades extrativistas que ocorrem em todo o país. O ouriço da castanha-do-brasil, proveniente da atividade extrativista, representa um desses resíduos. Uma destinação economicamente sustentável para o ouriço é que esse pode servir de matéria-prima para o desenvolvimento de um novo produto ambientalmente correto. Contudo, uma pesquisa de mercado, com base no perfil e nas percepções dos futuros consumidores, se torna fundamental para um correto posicionamento estratégico para a comercialização de um novo produto. Para isso, foi utilizada uma pesquisa na cidade de Sinop - MT, por meio de um questionário estruturado. Posteriormente, foi possível verificar o perfil dos possíveis consumidores, além de analisar os principais fatores que podem influenciar na decisão de compra do produto. A pesquisa descritiva nãoprobabilística contou com 316 entrevistados. Os resultados revelaram que os valores referentes à consciência ambiental demonstraram a preocupação dos entrevistados com a questão ambiental e consumo consciente, porém, apesar dessa preocupação, não existe por parte dos entrevistados a atitude de influenciar ou conscientizar pessoas próximas. Também foi verificado que o principal fator impactante na decisão de compra é o fator econômico (fator renda).
Palavras-chave: Biocarvão. Renda. Resíduo. Castanha-do-Pará.
Abstract
Environmental concerns in Brazil have grown in recent years. One of those concerns is regarding the disposal of waste from extractive activities that occur throughout the country. “Hedgehog” of Brazil nut, from extractive activity, represents one of those residues. An economically sustainable destination for the “hedgehogs” is that they can be used as a raw material for the development of a new environmentally friendly product: the activated carbon filter of “hedgehog ” of Brazil nut. However, a market analysis based on the profile and perceptions of future consumers becomes essential for a correct strategic positioning for the commercialization of a new product. Thus, a market research was used in the city of Sinop – MT, through a questionnaire to collect the information. Later, it was possible to verify the potential consumers’ profile and to analyze the main factors that may influence the decision to purchase the product. The non-probabilistic descriptive research had 316 respondents. The results showed that the values regarding environmental awareness, demonstrated the interviewees’ concern with the environmental issue and conscious consumption, however, despite this concern, there is no attitude when it comes to the interviewees to influence or raise awareness among close people . It was also found that the main impacting factor in the purchase decision is the economic factor (income factor).
Keywords: Biochar. Income. Waste. Brazil Nut.