Impacto de Ações Educacionais Sobre o Índice de Higiene Bucal de Escolares de um Município do Sul do Brasil

Autores

  • Letícia Ribeiro Coqueiro Barros Rede HODOS, Pós-Graduação Lato Sensu em Odontopediatria. PR, Brasil.
  • Danielle Gregorio Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR, Brasil.
  • Márjori Frítola Yokoyama Universidade Estadual de Maringá. PR, Brasil.
  • Alessandra Vaz Pinto Hapner Universidade Federal de Santa Catarina. PR, Brasil.
  • Gabriela Fleury Seixas Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. Rede HODOS, Pós-Graduação Lato Sensu em Odontopediatria. PR, Brasil.
  • Paulo Christino Neto Rede HODOS, Pós-Graduação Lato Sensu em Odontopediatria. PR, Brasil. PR, Brasil.
  • Sandra Mara Maciel Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada. Rede HODOS, Pós-Graduação Lato Sensu em Odontopediatria. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2020v24n3p211-218

Resumo

Para evitar doenças como cárie dentária e problemas periodontais é importante estimular hábitos de higiene bucal adequados para que o biofilme seja eficientemente removido pelos indivíduos. O presente estudo objetivou-se a comparar o índice de higiene bucal de um grupo de crianças antes e após estratégias motivacionais de higiene bucal e promoção de saúde. A amostra foi constituída por 43 crianças, 10 a 15 anos, de uma escola pública. Os dentes foram evidenciados com fucsina e o índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS) foi avaliado, por um único pesquisador, 7 dias antes (IHOS-1) e 60 dias após (IHOS-2) a uma estratégia de motivação educacional em saúde bucal. Para análise dos dados utilizou-se GraphPad Prism 6 (GraphPad Software Inc., San Diego, CA, EUA), teste de normalidade D’Agostino & Pearson seguido do teste Wilcoxon para dados não paramétricos, e para paramétricos teste T-Student. Foi possível observar uma redução significativa da presença de biofilme (p = 0,028), principalmente no dente 26 (p = 0,023), enfatizando que após a realização de estratégias de promoção de saúde bucal são eficazes. Tanto no IHOS-1 quanto no IHOS-2, a arcada superior foi a arcada com maior presença de biofilme evidenciado (p < 0,001). Em relação aos gêneros, não houve diferença significante entre cada avaliação, no entanto, o gênero feminino apresentou redução significante dos valores do índice (p = 0,003). Conclui-se que as estratégias educativas- motivacionais, tendo como foco o controle do biofilme dental, impactaram positivamente na prática de higiene bucal pelos escolares.

 

Palavras-chave: Crianças. Saúde Bucal. Higiene Bucal. Placa Dental.

Abstract

To avoid diseases such as dental caries and periodontal problems, it is important to encourage oral hygiene habits, so that biofilm is efficiently removed by individual. This study aimed to compare the oral hygiene index of a group of children before and after motivational strategies for oral hygiene and health promotion. The sample consisted of 43 children, 10 to 15 years old, from a public school. The teeth were evidenced with fuchsin and the Simplified Oral Hygiene Index (IHOS) was evaluated, by a single researcher, 7 days before (IHOS-1) and 60 days after (IHOS-2) to an educational motivation strategy in oral health. For data analysis, GraphPad Prism 6 (GraphPad Software Inc., San Diego, CA, USA) was used, D’Agostino & Pearson normality test followed by the Wilcoxon test for non-parametric data, and for parametric T-Student test. It was possible to observe a significant reduction in the presence of biofilm (p = 0.028), mainly in tooth 26 (p = 0.023), emphasizing that after carrying out oral health promotion strategies, they are effective. In both IHOS-1 and IHOS-2, the upper arch was the arch with the highest presence of biofilm evidenced (p <0.001). Regarding genders, there was no significant difference between each evaluation, however, the female gender showed a significant reduction in the index values (p = 0.003). It is concluded that educational-motivational strategies, focusing on the control of dental biofilm, had a positive impact on the practice of oral hygiene by students.

 

Keywords: Child. Oral Health. Oral Hygiene. Dental Plaque.  

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

RIBEIRO COQUEIRO BARROS, Letícia; GREGORIO, Danielle; FRÍTOLA YOKOYAMA, Márjori; VAZ PINTO HAPNER , Alessandra; FLEURY SEIXAS, Gabriela; CHRISTINO NETO, Paulo; MARA MACIEL, Sandra. Impacto de Ações Educacionais Sobre o Índice de Higiene Bucal de Escolares de um Município do Sul do Brasil. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 211–218, 2020. DOI: 10.17921/1415-6938.2020v24n3p211-218. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/7962. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos