Perfil Sociolinguístico e Alimentar de Crianças Assistidas em Creches Públicas e Privadas

Autores

  • Priscilla Mayara Estrela Barbosa Faculdade Pitágoras. CE, Brasil.
  • Januária Lopes de Melo Universidade de Fortaleza. CE, Brasil.
  • Moisés Andrade dos Santos de Queiroz Hospital Geral de Fortaleza. CE, Brasil.
  • Andréa Cintia Laurindo Porto Faculdade Pitágoras. CE, Brasil.
  • Luciana Bernardino de Oliveira Faculdade Pitágoras. CE, Brasil.
  • Izabella dos Santos Nogueira de Andrade Faculdade Pitágoras. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2019v23n3p244-250

Resumo

Com o objetivo de comparar o perfil sociolinguístico e alimentar de crianças de um a três anos, que frequentam creches públicas e privadas no município de Fortaleza, em tempo integral, foi realizado este estudo quali-quantitativo, descritivo-comparativo, transversal, no qual foram avaliadas 89 crianças com faixa etária entre um e três anos de idade cronológica, 41 em uma creche pública e 48 em uma privada. Para isso foi aplicado um protocolo de avaliação das habilidades linguísticas (fonológicas, semânticas, morfossintáticas e pragmáticas) e alimentação. Quanto às habilidades fonológicas se verificou que a inteligibilidade de fala foi o principal aspecto alterado e mais encontrado na creche pública. A respeito da aquisição das habilidades semânticas foram identificados achados discrepantes entre as creches, em especial, na seleção de palavras adequadas e expressão de ideias e conceitos, com desempenho superior das crianças na instituição privada. Não houve diferenças importantes entre as creches para aquisição das habilidades morfossintáticas. As habilidades pragmáticas foram as que obtiveram maiores diferenças, com melhor desempenho das crianças da creche privada, em todos aspectos avaliados no protocolo. Sobre a alimentação foram obtidos resultados semelhantes quanto à consistência alimentar e postura, constatando o uso prolongado do utensílio mamadeira para alimentação em ambas as creches e maior prevalência de crianças que se alimentam sem ajuda na creche privada. Pode-se perceber que o contexto socioeconômico e cultural influencia o desenvolvimento da linguagem e da alimentação infantis, visto que as crianças da creche particular apresentaram melhor performance em quase todos os aspectos analisados.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil. Crianças. Creche. Linguagem.

 

Abstract

In order to  compare the feeding and sociolinguistic profile of children attended in public and private daycare centers in the city of Fortaleza enrolled  on a full-time basis. Quali-quantitative, descriptive cross-sectional study, evaluated 89 children aged 1 and 3 years old, 41 in public and 48 in the private childcare centers. A  protocol assessment was performed  of linguistics abilities (phonological, semantic, morphosyntax and pragmatic) and feeding. About the phonological abilities,  a significant predominance was checked, being the unintelligible speech the main altered aspect, especially in the public center. Concerning semantic abilities discrepant findings were determined between the daycare centers, particularly in selection of adequate words and concept and idea expression, with improved performance of children in the private daycares. There was no difference between the daycares, for morphosyntax abilities acquisition. The pragmatic abilities revealed larger differences between the daycare centers, in which all the evaluated aspects were statistically significant and the children in the private daycare centers had better results. About the feeding, similar findings were obtained to food consistence, posture and tools, although there were  divergences related to use of nursing bottle and feeding independence. It was concluded  that the socioeconomic and cultural context influence in linguistic and feeding development, because the private daycares children presented better performance  in almost all the evaluated aspects.

 

Keywords: Child Development. Child. Daycare Centers. Language.


 

Referências

AMARO, L.L.M. et al. Desenvolvimento infantil: comparação entre crianças que frequentaram ou não creches públicas. Rev. Bras. Crescim. Desen., v.25, n.2, p.170-176, 2015. doi: 10.7322/jhgd.103002

ANDRADE, C.R.F. et al. ABFW: teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Carapicuiba: Pró-Fono, 2000.

ARAUJO, M.V.M. et al. Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares. Rev. EduC. PUC-Minas. Psicol, v.27, n.2, p. 475-496, 2010.

BARROS, R.P. et al. Uma avaliação do impacto da qualidade da creche no desenvolvimento infantil. Pesq. Planej. Econôm., v. 41, n. 2, p. 213-232, 2011.

BISCEGLI, T.S. et al. Avaliação do estado nutricional e do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças frequentadoras de creche. Rev. Paul. Pediatr., v.25, n.4, p.337-342, 2007.

BEFI, L. D. M. et al. Aquisição de verbos em pré-escolares falantes do português brasileiro. Rev. CEFAC, v.9, n.4, p.444-452, 2007. doi: 10.1590/S1516-18462007000400003.

BRASL. Lei nº. 9.394, 1996. Diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>.

BRASÍLIA. Diretrizes de estimulação precoce crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

CARNEIRO, A.S. et al. Caracterização do desenvolvimento da alimentação em crianças de 6 aos 24 meses de idade do município de Canoas/RS. Rev. CEFAC, v.11, n.2, p.1579-1588, 2009.

DEMO, P. Escola pública e escola particular: semelhanças de dois imbróglios educacionais. Ensaio Aval. Pol. Públ. Educ., v.15, n.55, 2007. doi: 10.1590/S0104-40362007000200002

GENARO, K.F. et al. Avaliação miofuncional orofacial – protocolo MBGR. Rev. CEFAC, v.11, n.2, p.237-255, 2009. doi: 10.1590/S1516-18462009000200009.

HAGE, S.R.V. et al. Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais. Pró-Fono Rev. Atual. Cient. v.9, n.1, p.49-58, 2007.

HAGUETTE, R.C.B. Ficha de coleta de dados clínicos e fonoaudiológicos. Fortaleza: Serviço de Fonoaudiologia, 2006.

LIMA, F.T. et al. Alterações fonoaudiológicas presentes em um caso de síndrome de Goldenhar. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol., v.12, n.2, p.141-145, 2007. doi: 10.1590/S1516-80342007000200012.

MEDEIRA, V. Acesso à pré-escola na Capital chega a 93% das crianças. 2018. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2019.

MORETTI, et al. Vocabulário de pré-escolares com desenvolvimento típico de linguagem e variáveis socioeducacion ais. Comunicação Breve, v.20, n.1, p.1-4, 2017. doi: 10.1590/2317-1782/20172016098

OLIVEIRA, L.D; FLORES, M.R.; SOUZA, A.P.R. Fatores de risco psíquico ao desenvolvimento infantil: implicações para a fonoaudiologia. Rev. CEFAC, v.14, n.2, p.333-342, 2012.

PALLADINO, R.R.; CUNHA, M.C.; SOUZA, L.A.P. Problemas de linguagem e alimentares em crianças: co-ocorrências ou coincidências. Pro-Fono Rev. Atual.Cient. v.19, n.2, p.205-214, 2007.

SANTOS, J.N. et al. Habilidades auditivas e desenvolvimento de linguagem em crianças. Pró-Fono. Rev. Atual. Cient. v.20, n.4, p.255-260, 2008.

SOUZA, S.C. et al. Desenvolvimento de pré-escolares na educação infantil em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Cad. Saúde Pública, v.24, n.8, p. 1926-1936, 2008.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

BARBOSA, Priscilla Mayara Estrela; MELO, Januária Lopes de; QUEIROZ, Moisés Andrade dos Santos de; PORTO, Andréa Cintia Laurindo; OLIVEIRA, Luciana Bernardino de; ANDRADE, Izabella dos Santos Nogueira de. Perfil Sociolinguístico e Alimentar de Crianças Assistidas em Creches Públicas e Privadas. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 244–250, 2019. DOI: 10.17921/1415-6938.2019v23n3p244-250. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/7312. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos