Especialização em Gestão Pública no Estado de Mato Grosso: Importância do Ensino a Distância

Autores

  • Patricia Simone Palhana Moreira Instituto Federal de Mato Grosso, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública, MT, Brasil.
  • Geberson Domingues Noro Instituto Federal de Mato Grosso, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública, MT, Brasil.
  • Fabiola Felix Mello Lira Instituto Federal de Mato Grosso, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública, MT, Brasil.
  • Adriana Palhana Moreira Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de História, MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2019v23n2p155-160

Resumo

Diante da importância da expansão da educação a distância (EAD), o objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento dos cursos de pós-graduação lato sensu em âmbito de especialização em Gestão Pública na modalidade a distância, em instituições do Estado do Mato Grosso, públicas e privadas, bem como analisar o perfil dos candidatos aprovados para o curso de especialização em Gestão Pública na modalidade EAD, ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, Edital 005/2017, para o polo de Arenápolis. Os dados foram obtidos por meio de plataformas digitais, e-MEC para instituições particulares e SisUab para instituições públicas, bem como análise da lista de aprovados para caracterização dos perfis. Foi constatado que 7 instituições particulares ofertam o referido curso, abrangendo polos em 20 municípios do Estado, o tempo de duração varia de 8 a 24 meses, com carga horária entre 360 a 520 horas. As instituições públicas, por sua vez, são 3, com polos em 16 municípios. Os candidatos aprovados no Edital 005/2017 são, em sua maioria, do gênero feminino, apresentam formação em diversas áreas, com destaque para o Curso de Administração, sendo a maioria dos aprovados servidores públicos. Deste modo, constatou-se que os cursos, tanto particulares quanto públicos, apresentam importante representatividade em âmbito estadual.

 

Palavras-chaves: Pós-Graduação. Lato Sensu. Educação a Distância.

 

Abstract

Due to the importance of distance learning expansion, the first objective of this work was to conduct a data survey of distance learning specialization courses in Public Management in Mato Grosso, in private and public educational institutions. The second objective was to analyze the candidates’ profile approved at the specialization course in Public Management offered by the Federal Institute of Mato Grosso - IFMT, Center of Arenápolis. The data were obtained through digital platforms, as e-MEC for private institutions and SisUab for public institutions, as well as analysis of the approved list for profile characterization. It was  verified that 7 private institutions offer this specialization course covering 20 municipalities of the state, whose course duration vary from 8 to 24 months, with a workload from 360 to 520 hours. On the other hand, there are 3 public institutions, distributed in 16 municipalities. The candidates approved are mostly female, with a bachelor degree in several areas, especially business administration, being most of them, public servants. Based on that, it was  verified that specialization courses in Public Management, in  both private and public institutions, have an important representation at a state level.

 

Keywords: Post-graduation. Lato Sensu. Distance Education.

 

Biografia do Autor

Patricia Simone Palhana Moreira, Instituto Federal de Mato Grosso, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública, MT, Brasil.

Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas, Mestre em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola, Universidade do Estado De Mato Grosso - UNEMAT, Especialização em andamento em Gestão Pública - IFMT.

Geberson Domingues Noro, Instituto Federal de Mato Grosso, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública, MT, Brasil.

Bacharel e Ciências Contabéis - UNIC, Especialização em andamento em Gestão Pública - IFMT.

Fabiola Felix Mello Lira, Instituto Federal de Mato Grosso, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública, MT, Brasil.

Bacharela em Agronomia - UNEMAT, Especialização em andamento em Gestão Pública - IFMT.

Adriana Palhana Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de História, MT, Brasil.

Licenciada em História - UNIC, Mestranda em Ensino de História - UFMT.

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Publicado

2019-07-30

Como Citar

MOREIRA, Patricia Simone Palhana; NORO, Geberson Domingues; LIRA, Fabiola Felix Mello; MOREIRA, Adriana Palhana. Especialização em Gestão Pública no Estado de Mato Grosso: Importância do Ensino a Distância. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 155–160, 2019. DOI: 10.17921/1415-6938.2019v23n2p155-160. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/6849. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos