Avaliação do Desenvolvimento em Crianças com Sindrome de Down

Autores

  • Magdally Mayara da Costa Rocha Leite
  • Maria Caroline Giufrida Camargo
  • Liara Ferreira dos Santos
  • Amanda Rodrigues Ganassin
  • João Henrique Zardetti Alves Nogueira
  • Marjorie Graziolli Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2016v20n3p144-148

Resumo

A Síndrome de Down, considerada a mais comum das síndromes, tem como característica um desenvolvimento mais lento das funções motoras e cognitivas. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e exploratório, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento motor de crianças com Síndrome de Down com idade entre 6 e 11 anos, frequentadoras da unidade de ensino Juliano F. Varela. Foi utilizada Escala de Desenvolvimento Motor para avaliação e coleta de dados, sendo possível verificar que 91% das crianças apresentaram desenvolvimento motor classificado como muito inferior. A categoria que obteve a melhor pontuação trata-se da motricidade global (QM2 75,55%), classificada como inferior, sendo as demais categorias classificadas como muito inferior. Organização corporal foi a área de maior prejuízo, não obtendo pontuação neste estudo. Conclui-se que as crianças avaliadas apresentam idade motora que não condiz com sua idade cronológica, apresentando desenvolvimento motor deficitário quando comparado ao desenvolvimento motor típico.

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Publicado

2016-12-01

Como Citar

LEITE, Magdally Mayara da Costa Rocha; CAMARGO, Maria Caroline Giufrida; DOS SANTOS, Liara Ferreira; GANASSIN, Amanda Rodrigues; NOGUEIRA, João Henrique Zardetti Alves; PEREIRA, Marjorie Graziolli. Avaliação do Desenvolvimento em Crianças com Sindrome de Down. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 144–148, 2016. DOI: 10.17921/1415-6938.2016v20n3p144-148. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/4432. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos