Avaliação do Desenvolvimento em Crianças com Sindrome de Down

Autores

  • Magdally Mayara da Costa Rocha Leite
  • Maria Caroline Giufrida Camargo
  • Liara Ferreira dos Santos
  • Amanda Rodrigues Ganassin
  • João Henrique Zardetti Alves Nogueira
  • Marjorie Graziolli Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2016v20n3p144-148

Resumo

A Síndrome de Down, considerada a mais comum das síndromes, tem como característica um desenvolvimento mais lento das funções motoras e cognitivas. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e exploratório, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento motor de crianças com Síndrome de Down com idade entre 6 e 11 anos, frequentadoras da unidade de ensino Juliano F. Varela. Foi utilizada Escala de Desenvolvimento Motor para avaliação e coleta de dados, sendo possível verificar que 91% das crianças apresentaram desenvolvimento motor classificado como muito inferior. A categoria que obteve a melhor pontuação trata-se da motricidade global (QM2 75,55%), classificada como inferior, sendo as demais categorias classificadas como muito inferior. Organização corporal foi a área de maior prejuízo, não obtendo pontuação neste estudo. Conclui-se que as crianças avaliadas apresentam idade motora que não condiz com sua idade cronológica, apresentando desenvolvimento motor deficitário quando comparado ao desenvolvimento motor típico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

LEITE, Magdally Mayara da Costa Rocha; CAMARGO, Maria Caroline Giufrida; DOS SANTOS, Liara Ferreira; GANASSIN, Amanda Rodrigues; NOGUEIRA, João Henrique Zardetti Alves; PEREIRA, Marjorie Graziolli. Avaliação do Desenvolvimento em Crianças com Sindrome de Down. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 144–148, 2016. DOI: 10.17921/1415-6938.2016v20n3p144-148. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/4432. Acesso em: 23 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos