A Influência de uma Rede Social nos Padrões de Alimentação de Usuários e Profissionais de Saúde Seguidores de Perfis Fitness
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-6938.2018v22n3p194-200Resumo
Manifestações socioculturais que vêm alcançando um grande espaço, atualmente, são as redes sociais e o papel que estas exercem no comportamento das pessoas é cada vez mais preponderante. O objetivo deste trabalho é verificar uma rede social quanto ao padrão de alimentação de usuários e de profissionais de saúde seguidores de perfis fitness. O grupo de estudo foi constituído por 499 usuários seguidores de perfis fitness e 53 nutricionistas. Como ferramenta de coleta de dados, foram elaborados dois questionários distintos: um para cada grupo, contendo perguntas alternativas, fechadas e relacionadas ao tema do estudo. Junto aos usuários seguidores de perfis fitness foi possível verificar os aspectos motivacionais ligados à mudança dos hábitos alimentares. Os resultados permitiram concluir que a grande maioria dos participantes acredita na influência que as postagens exercem nos hábitos da sociedade atual. Postagens fitness no Instagram podem estar relacionadas à incidência de transtornos estético-alimentares, como: anorexia, bulimia, vigorexia e ortorexia. Fotos comparativas parecem direcionar a alimentação, principalmente, para objetivos estéticos, deixando saúde e qualidade de vida em segundo plano. Para se obter um maior sucesso no Instagram, é necessário que profissionais de saúde conheçam melhor o seu público-alvo e reforcem a importância do papel do profissional nas escolhas alimentares.
Palavras-chave: Redes Sociais. Instagram. Hábitos Alimentares. Perfis Fitness.
Abstract
Manifestations that haveachieved a great space currently are social networks and the role they play in people's behavior. The objective of this study is to investigate the influence of social network Instagram in the pattern of power users followers of fitness profiles. The study group consisted of 499 followers of user fitness profiles and 53 nutritionists. As data collection tool two different questionnaires were prepared, one for each group containing alternative questions, and closed related to the study subject. Together with the followers of profiles fitness it was possible to verify the motivational aspects of changing eating habits. The results allowed to include that the great majority of the participants believe in the influence that the postings exert on the habits of the current society. Posts of physical fitness on Instagram may be related to the incidence of aesthetic eating disorders, such as anorexia, bulimia, vigorexia and orthorexia. Comparative photos seem to direct food mainly for aesthetic purposes, leaving health and quality of life in the background. To achieve greater success on Instagram, health professionals need to better understand their target audience and reinforce the importance of the professional's role in food choices.
Keywords: Social Networks. Instagram. Eating Habits. Fitness Profiles.
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