Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a Compreensão da Psicologia Histórico- Cultural no Desenvolvimento da Atenção
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-6938.2016v20n1p%25pResumo
Este trabalho propõe uma breve discussão sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH que muitas vezes é apresentado como justificativa do fracasso escolar. O objetivo principal consiste em compreender qual o entendimento que predomina com relação à aprendizagem de alunos diagnosticados com TDAH, diante a prática abusiva de medicamentos que reduzem a probabilidade de comportamentos. Como objetivos específicos, buscamos apontar brevemente os conceitos construídos historicamente para justificar tal denominação, que percorre de lesão cerebral mínima à denominação TDAH; destacar a discussão diante a medicalização na infância como tratamento do transtorno e apresentar subsídios da Psicologia Histórico-Cultural quanto ao desenvolvimento da atenção. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico que apresenta um redimensionamento na compreensão do transtorno focado na concepção histórico-cultural em que o processo de aprendizagem é um ato intencional e sistemático na humanização dos seres humanos.