Análise ergonômica dos postos de trabalho dos funcionários do setor de produção de cal em uma empresa na cidade de Fortaleza-CE

Autores

  • Fabiana dos Santos Gonçalves
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena
  • Kalina Kelma Oliveira de Sousa
  • Maria Aridenise Macena Fontenelle
  • Emília de Alencar Andrade
  • Teresa Maria da Silva Câmara
  • Danielle Silveira Macêdo
  • Vasco Pinheiro Diógenes Bastos

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2011v15n6p%25p

Resumo

Ergonomia consiste na adaptação do posto de trabalho às exigências humanas. Estudo seccional, quali-quantitativo avaliou as condições ergonômicas dos postos de trabalho dos funcionários do setor de produção de cal em empresa na cidade de Fortaleza-CE. Para coleta de dados, entre agosto a setembro de 2007, foram utilizados check list, guia da observação sistemática, associado ao registro fotográfico. Foram avaliados três ambientes: moinho; setor de embalagem do material e a expedição. Amostra composta de 20 funcionários, masculino, escolhidos aleatoriamente. As condições ergonômicas e biomecânicas foram desfavoráveis nos postos de trabalho, mas com potencial significativo de melhoria. Mais de 2/3 da amostra realizam seu trabalho na posição bípede durante todo turno, com movimentos repetitivos e adoção de posturas incorretas, 55% referiram sentir dor e em especial nas pernas (29%). Compete aos gestores avaliar a adaptação das condições de trabalho às características dos funcionários e implementar programas de cinesioterapia laboral na empresa.

Downloads

Publicado

2015-07-23

Como Citar

GONÇALVES, Fabiana dos Santos; MACENA, Raimunda Hermelinda Maia; DE SOUSA, Kalina Kelma Oliveira; FONTENELLE, Maria Aridenise Macena; ANDRADE, Emília de Alencar; CÂMARA, Teresa Maria da Silva; MACÊDO, Danielle Silveira; BASTOS, Vasco Pinheiro Diógenes. Análise ergonômica dos postos de trabalho dos funcionários do setor de produção de cal em uma empresa na cidade de Fortaleza-CE. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 15, n. 6, 2015. DOI: 10.17921/1415-6938.2011v15n6p%p. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/2833. Acesso em: 19 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos