Potencial alelopático de aveia, feijão guandu, azevém e braquiária na germinação de sementes e atividade enzimática do pepino

Autores

  • Deise Dalazen Castagnara
  • Cristiane Cláudia Meinerz
  • Sidnei Francisco Muller
  • Michele Alessandra Hartmann Schmidt
  • Tatiane Martinazzo Portz
  • Luciana Villanova Obici
  • Vandeir Francisco Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2012v16n2p%25p

Resumo

A alelopatia é definida como o efeito inibitório ou benéfico, direto ou indireto, de uma planta sobre outra. Dessa forma, em laboratório e sob o delineamento inteiramente casualizado conduziu-se um bioensaio com o objetivou de avaliar o efeito de extratos aquosos de aveia (Avena sativa cv. IPR 126), feijão guandu (Cajanus cajan cv. Mandarin), azevém anual (Lolium multiflorum) e braquiária (Brachiaria brizantha cv. Marandú) sobre a germinação in vitro, e o conteúdo de proteína celular e atividade da enzima peroxidase do pepino (Cucumis sativus L. cv. Calypso). Os extratos de azevém, aveia e braquiária reduziram o IVG, sem significância para a %G. A germinação foi retardada no primeiro dia de contagem pelos extratos de aveia, azevém, e braquiária. Maior conteúdo de proteína foi observado nas plântulas que se desenvolveram na presença do extrato de azevém, enquanto a atividade da enzima peroxidase foi reduzida com a aplicação dos extratos.

Downloads

Publicado

2015-07-22

Como Citar

CASTAGNARA, Deise Dalazen; MEINERZ, Cristiane Cláudia; MULLER, Sidnei Francisco; SCHMIDT, Michele Alessandra Hartmann; PORTZ, Tatiane Martinazzo; OBICI, Luciana Villanova; GUIMARÃES, Vandeir Francisco. Potencial alelopático de aveia, feijão guandu, azevém e braquiária na germinação de sementes e atividade enzimática do pepino. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 16, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/1415-6938.2012v16n2p%p. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/2804. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos