Ser médico: formação acadêmica, motivação e aplicação dos princípios da atenção primária à saúde no cotidiano de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-6938.2013v17n3p%25pResumo
Este estudo teve como objetivo identificar a formação acadêmica e situação profissional dos médicos atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF), bem como verificar o seu conhecimento sobre os princípios da Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de um estudo transversal realizado com 63 médicos, com a aplicação de questionário, entre junho a setembro de 2012. Houve predomínio dos médicos que se formaram entre 2007 a 2012. A maioria se formou em instituições, onde o método de ensino-aprendizagem é o tradicional, em que 49% consideraram insuficiente a abordagem da APS na graduação; pelo método da Aprendizagem Baseada em Problemas, 100% consideraram-na adequada para subsidiar a sua atuação na ESF. A principal motivação para escolha pela ESF foi à realização profissional e as fragilidades no processo de referência e contra-referência foi mencionada como um dos fatores que os desmotivavam. Eles acreditam na APS como determinante na melhoria da saúde pública.Downloads
Publicado
2015-07-10
Como Citar
MORIYAMA, Matheus César; DAMNO, Hirone Sakae; PÍCOLI, Renata Palópoli; CARVALHO, Gabriela Cordeiro de; SARTORI, Bruna Gabriele; ASATO, Stela Maris Menegotto; EMRICH NETO, Júlio. Ser médico: formação acadêmica, motivação e aplicação dos princípios da atenção primária à saúde no cotidiano de trabalho. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 17, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/1415-6938.2013v17n3p%p. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/2339. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos