O impacto da metodologia ativa de ensino na evolução dos sintomas de ansiedade social dentre os acadêmicos de medicina

Autores

  • Bianka Monalisa Vendrame Reis
  • Jheth Mundim Donalonso
  • Aline Pasquarelli
  • Ewerton Guizardi
  • Beatriz Padovan Vilela
  • Mayara Ismail Jaber
  • Gabriele Salumoni
  • André Veras

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2013v17n3p%25p

Resumo

Analisar a evolução dos sintomas de ansiedade social em acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Universidade Anhanguera-Uniderp, expostos a metodologias pedagógicas diferentes, tradicional e ativa, respectivamente, entre os anos de 2010 e 2012. Estudo longitudinal, descritivo, de exposição retrospectiva e desfecho contemporâneo, com amostra de 26 alunos da UFMS e 44 da Universidade Anhanguera-Uniderp. Foram utilizados o Inventário de Fobia Social (SPIN) e um Questionário Sociodemográfico. A média de pontos no SPIN nos acadêmicos da Anhanguera-Uniderp foi 15,16 em 2010 e 14,04 em 2012, enquanto da UFMS foi 15,15 no ano de 2010 e 13,80 em 2012. Essa diferença apenas mostrou-se estatisticamente significativa ao ser comparada aos anos em curso (p=0,0093) e não às metodologias (p=0,89). A redução dos sintomas de ansiedade social evidenciada nas duas amostras não sofreu influência dos métodos e sim do tempo em curso.

Downloads

Publicado

2015-07-10

Como Citar

REIS, Bianka Monalisa Vendrame; DONALONSO, Jheth Mundim; PASQUARELLI, Aline; GUIZARDI, Ewerton; VILELA, Beatriz Padovan; JABER, Mayara Ismail; SALUMONI, Gabriele; VERAS, André. O impacto da metodologia ativa de ensino na evolução dos sintomas de ansiedade social dentre os acadêmicos de medicina. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 17, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/1415-6938.2013v17n3p%p. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/2335. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos