Aquisição de competências e habilidades previstas no perfil profissiográfico do curso de medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp: percepção do egresso

Autores

  • Taline Guerra
  • Alessandra Helena Gonsalves de Andrade
  • Caio Augustus Fernandes Araujo
  • Ana Karolina Ferreira Gonçalves Romano
  • Rejyane de Mattos Martins Kosloski
  • Rodrigo Azato
  • Thaís Lemos da Costa Dias
  • Thatiany Barbosa Quirino
  • Renata Palopoli Picoli
  • André Luis Domingos
  • Sandra Christo Dos Santos
  • Ana Cláudia Alves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2013v17n4p%25p

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar no egresso do curso de medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp a aquisição de competências e habilidades previstas no Projeto Político Pedagógico do curso, bem como o seu nível de formação acadêmica atual e inserção no mercado de trabalho. Tratou-se de um estudo transversal prospectivo realizado com 229 egressos, formados entre os anos de 2005 a 2012, com aplicação de questionário estruturado, entre abril e julho de 2013. Evidenciou-se o predomínio de mulheres (64%), e a média de idade de 28 anos. A maioria referiu ter especialização (85%) e renda mensal entre R$ 5 a R$ 10 mil, com predomínio de dois ou mais vínculos empregatícios. Segundo a percepção dos egressos, houve satisfatória aquisição de habilidades e competências gerais, específicas e complementares. No entanto, habilidades como conhecer as características do mercado de trabalho, exame ortopédico, imobilização de fraturas e exame neurológico precisam ser aprimoradas.

Downloads

Publicado

2015-07-10

Como Citar

GUERRA, Taline et al. Aquisição de competências e habilidades previstas no perfil profissiográfico do curso de medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp: percepção do egresso. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 17, n. 4, 2015. DOI: 10.17921/1415-6938.2013v17n4p%p. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/2319. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos