Avaliação da atividade antimicrobiana de extrato de alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia) sobre bactérias gram negativas e gram positivas

Autores

  • Killarney Ataide Soares
  • Anselmo Resende
  • Waltercides Silva Júnior
  • Cristina Pandolfo

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2013v17n4p%25p

Resumo

Neste estudo foi investigada a ação antimicrobiana e inibição in vitro do extrato hidroalcoólico de Baccharis dracunculifolia (alecrim-do-campo) sobre cepas de bactérias gram negativas e gram positivas. Os óleos essenciais obtidos de plantas são fontes em potencial de substâncias biologicamente ati¬vas, entre elas o alecrim. As propriedades mais estudadas são as antimicrobianas, antitumorais e inseticidas. Observou-se ação antimicrobiana, e esta ação variou conforme a espécie de bactéria testada, uma vez que a sensibilidade das bactérias Gram-positivas foram maiores que as Gram-negativas. Não foi quantificado o parâmetro de toxicidade dessa planta e como ocorre com antibióticos, o uso inconsequente desta pode trazer consequências indesejáveis quando consumida no combate às infecções. Assim espera-se que mais trabalhos sejam feitos aprofundando o assunto no sentido de se determinar os parâmetros de resistências das cepas aos extratos consumidos popularmente.

Downloads

Publicado

2015-07-10

Como Citar

SOARES, Killarney Ataide; RESENDE, Anselmo; SILVA JÚNIOR, Waltercides; PANDOLFO, Cristina. Avaliação da atividade antimicrobiana de extrato de alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia) sobre bactérias gram negativas e gram positivas. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 17, n. 4, 2015. DOI: 10.17921/1415-6938.2013v17n4p%p. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/2315. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos