Educação ambiental em duas escolas públicas: construindo uma prática cidadã em meios urbano e rural - Pantanal Mato-Grossense

Autores

  • Maria Lucirley Felipin
  • Cleonice Terezinha Fernandes
  • Cilene Maria Maciel

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2013v17n6p%25p

Resumo

Este estudo buscou demonstrar o trabalho prático em Educação Ambiental (AE) de duas escolas públicas no decurso do ano da investigação (2013), sendo eleitas deliberadamente uma na zona rural e outra na zona urbana, justamente para contrastar os ambientes: EMEB Professor Francisval de Brito em Cuiabá-MT e a Escola Estadual Santa Claudina em Mimoso – MT, região pertencente ao complexo do pantanal. Teve como objetivo secundário desvelar o atual estado da arte em EA e seus resultados/eficácia. A pesquisa caracterizou-se de forma exploratória e descritiva com vasta revisão bibliográfica. A coleta de dados deu-se por aplicação de questionário semiaberto, versando sobre as práticas e concepções epistemológicas e gerais sobre a EA, para os professores, alunos e funcionários. Concluiu-se que a EA vem sendo valioso instrumento para conservação ambiental por meio de mudança de atitudes dos alunos e incremento de desenvolvimento local sustentável.

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Publicado

2015-07-10

Como Citar

FELIPIN, Maria Lucirley; FERNANDES, Cleonice Terezinha; MACIEL, Cilene Maria. Educação ambiental em duas escolas públicas: construindo uma prática cidadã em meios urbano e rural - Pantanal Mato-Grossense. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 17, n. 6, 2015. DOI: 10.17921/1415-6938.2013v17n6p%p. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/2295. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos