Estratégias Empresariais Praticadas Pelas Pequenas Agroindústrias Alimentares em Mato Grosso do Sul
Resumo
A agroindústria refere-se à integração entre as atividades agrícolas e industriais, envolvendo a produção, processamento, distribuição e comercialização de produtos agrícolas. O propósito do estudo foi analisar as estratégias empresariais adotadas por agroindústrias familiares em Mato Grosso do Sul (MS), Brasil, com foco em aperfeiçoar seu desempenho. Utilizou-se desempenho Prism e dos princípios da ESG (Ambiental, Social e Governança), para poder avaliar as estratégias adotadas pelas agroindústrias. A metodologia empregada envolveu a coleta de dados primários junto aos 51 empresários rurais voluntários de um total de 347 agroindústrias em 2024 no MS, que foram entrevistados para obter informações sobre as estratégias adotadas, as percepções em relação à satisfação dos compradores, processos de fabricação, capacidades organizacionais, os aspectos socioambientais relacionados ao ambiente, o social e a governança. Os principais resultados revelaram a importância crítica das capacidades organizacionais na formulação e execução de estratégias eficazes. Investimentos em treinamento, desenvolvimento da equipe e adoção de tecnologias inovadoras emergiram como elementos fundamentais para impulsionar o desempenho integral das agroindústrias familiares. Empresas que demonstram responsabilidade social e ambiental têm a oportunidade não apenas de atender às expectativas dos consumidores conscientes, mas também de construir uma base sólida para estratégias de longo prazo. Os resultados são específicos para o momento da coleta de dados e podem não refletir completamente as condições atuais do ambiente de negócios. Além disso, a amostra dimensionada pode afetar a representatividade estatística dos achados, e a análise de regressão não estabelece relações causais definitivas.
Palavras-chave: Capacidades Organizacionais. Atividades Agrícolas. Desempenho Agroindustrial e Sustentabilidade.
Abstract
Agroindustry refers to the integration between agricultural and industrial activities, involving the production, processing, distribution and marketing of agricultural products. The purpose of the study was to analyze the business strategies adopted by family agribusinesses in Mato Grosso do Sul (MS), Brazil, with a focus on improving their performance. Prism performance and ESG (Environmental, Social and Governance) principles were used to evaluate the strategies adopted by agribusinesses. The methodology used involved the collection of primary data from 51 volunteer rural entrepreneurs from a total of 347 agribusinesses in 2024 in MS, who were interviewed to obtain information about the strategies adopted, perceptions regarding buyer satisfaction, manufacturing processes, organizational capabilities, socio-environmental aspects related to the environment, social and governance. The main results revealed the critical importance of organizational capabilities in the formulation and execution of effective strategies. Investments in training, team development and adoption of innovative technologies have emerged as fundamental elements to boost the integral performance of family agribusinesses. Companies that demonstrate social and environmental responsibility have the opportunity to not only meet the expectations of conscious consumers, but also to build a solid foundation for long-term strategies. Results are specific to the time of data collection and may not fully reflect current business environment conditions. Furthermore, the sized sample can affect the statistical representativeness of the findings, and the regression analysis does not establish definitive causal relationships.
Keywords: Organizational capabilities. Agricultural Activities. Agro-industrial performance. Sustainability.