Diagnóstico Socioeconômico dos Produtores de Mandioca (Manihot esculenta Crantz) da Cooperativa COAFTA, Terra Alta, Pará
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-6938.2023v27n3p361-369Resumo
A cultura da mandioca apresenta notável importância econômica na agricultura familiar no Estado do Pará, tanto como fonte de renda, como para garantir a segurança alimentar. Assim, objetivou-se realizar um diagnóstico do perfil socioeconômico dos agricultores componentes da cadeia produtiva da mandioca, membros da Cooperativa de Agricultores Familiares de Terra Alta (COAFTA). A pesquisa é de abordagem qualitativa, onde foram realizadas visitas as localidades rurais e observações por meio de caminhadas transversais, entrevistas semiestruturadas e levantamento de dados secundários, sendo possível descrever o fluxo da cadeia produtiva, bem como suas potencialidades e fragilidades, como a pouca comercialização de subprodutos oriundos do processo de beneficiamento da mandioca. A busca por novos mercados demonstra-se como alternativa interessante para a expansão da venda dos diferentes produtos da mandioca, assim como a obtenção de crédito de baixo juros como fonte de capital de giro aos produtores. Um melhor planejamento e execução dos tratos culturais aumentaria a possibilidade de incremento na produtividade e renda dos agricultores, sendo a mandiocultura ocupante de 41% da área plantada nos estabelecimentos estudados. A comercialização da cultura no sistema de roça em pé se mostrou significativamente menos lucrativa que a de farinha. Os resíduos dessa cadeia produtiva apresentam oportunidades de melhor aproveitamento.
Palavras-chave: Agricultura Familiar. Pluriatividade. Crédito Agrícola. Mercado. Tratos Culturais.
Abstract
The cassava crop has notable economic importance in family farming in the State of Pará, both as a source of income and to ensure food security. Thus, the objective was to carry out a diagnosis of the socioeconomic profile of the farmers that are part of the cassava production chain, members of the Cooperative of Family Farmers of Terra Alta (COAFTA). The research has a qualitative approach, where visits to rural locations and observations were carried out through cross-sectional walks, semi-structured interviews and secondary data collection, making it possible to describe the flow of the production chain, as well as its strengths and weaknesses, such as little commercialization by-products from the cassava processing process. The search for new markets proves to be an interesting alternative for expanding the sale of different cassava products, as well as obtaining low-interest credit as a source of working capital for producers. Better planning and execution of cultural treatments would increase the possibility of increasing the productivity and income of farmers, with cassava occupying 41% of the planted area in the studied establishments. The commercialization of the crop in the standing swidden system proved to be significantly less profitable than that of flour. The waste from this production chain presents opportunities for better use.
Keywords: Family Farming. Pluriactivity, Agricultural Credit. Market. Cultivation
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- 2024-02-29 (2)
- 2023-11-29 (1)