Demanda Potencial e Aspectos Mercadológicos do Consumo de Carne Ovina em Presidente Prudente, São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-6938.2022v26n4p407-412Resumo
Foi realizado levantamento original a 139 pessoas no município de Presidente Prudente SP utilizando questionário composto por 20 perguntas, objetivando verificar o interesse de potenciais consumidores no aumento de sua frequência de consumo da carne ovina e, paralelamente, identificar aspectos que apontassem melhores estratégias mercadológicas para orientar agentes de diferentes segmentos da cadeia de produção e comercialização de carne ovina. Os dados obtidos foram tabulados e uma subamostra formada por consumidores de carne ovina foi submetida a análises de estatística descritiva e multivariada. Os resultados demonstraram que há interesse dos entrevistados no aumento da frequência de consumo, passando de uma a duas vezes ao ano para o consumo bimestral. Além disso, foi possível observar que a carne ovina é ainda essencialmente adquirida diretamente de produtores rurais (40% dos entrevistados); consumida no próprio domicílio (50%), na casa de parentes e amigos (40,5%); geralmente grelhada e assada na brasa (57%) ou assada no forno (29%). Por sua vez, a análise estatística multivariada apontou que os níveis de insatisfação de consumidores com a disponibilidade de produtos em supermercados continuam elevados; que famílias com menores níveis de renda possuem grande interesse em aumentar a frequência de consumo; que o ponto de cozimento preferido da carne tem relação direta com a forma de preparo. Ademais, a saudabilidade nutricional da carne ovina obteve o reconhecimento de 87,3% dos entrevistados e deveria ser explorada mercadologicamente pois tem relação direta com o interesse no aumento da frequência de consumo.
Palavras-chave: Agronegócio. Economia Regional. Multivariada. Ovinocultura. Pontal do Paranapanema.
Abstract
An original survey was carried out with 139 people in the municipality of Presidente Prudente SP using a questionnaire consisting of 20 questions, aiming to verify the interest of potential consumers in increasing their frequency of consumption of lamb meat and, in parallel, to identify aspects that would point to better marketing strategies to guide agents from different segments of the sheep meat production and commercialization chain. The data obtained were tabulated and a subsample formed by sheep meat consumers was submitted to descriptive and multivariate statistical analysis. The results showed that respondents are interested in increasing the frequency of consumption, from once or twice a year to bimonthly consumption. Furthermore, it was possible to observe that sheep meat is still essentially purchased directly from rural producers (40% of respondents); consumed at home (50%), at the home of relatives and friends (40.5%); usually grilled and grilled (57%) or baked in the oven (29%). In turn, the multivariate statistical analysis showed that the levels of consumer dissatisfaction with the availability of products in supermarkets remain high; that families with lower income levels have a great interest in increasing the frequency of consumption; that the preferred cooking point of the meat is directly related to the way of preparation. Furthermore, the nutritional healthiness of sheep meat was recognized by 87.3% of the interviewees and should be explored in terms of marketing, as it is directly related to the interest in increasing the frequency of consumption.
Keywords: Agribusiness. Multivariate. Regional Economics. Sheep. Pontal do Paranapanema