Caracterização e Perfil dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária no Brasil

Autores

  • Eric Mateus Nascimento de Paula Centro Universitário de Mineiros, Curso de Medicina Veterinária. GO, Brasil.
  • Juliana Bruno Borges Souza Universidade Federal de Jataí, Programa de Pós-graduação em Biociência Animal. GO, Brasil.
  • Thaynara Souza Moreira Centro Universitário de Mineiros, Curso de Medicina Veterinária. GO, Brasil.
  • Carolina de Alvarenga Cruz Médica Veterinária Autônoma. SP, Brasil.
  • Raphaella Barbosa Meirelles-Bartoli Universidade Federal de Jataí, Curso de Medicina Veterinária. GO, Brasil.
  • Adolorata Aparecida Bianco Carvalho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2023v27n1p19-24

Resumo

O ensino da Medicina Veterinária no Brasil vivencia um cenário de expansão de cursos de graduação que pode prejudicar a qualidade do ensino. O objetivo deste trabalho é caracterizar os atuais cursos de graduação em Medicina Veterinária existentes no Brasil, com vistas a obter subsídios para discussões sobre a formação profissional. Foi desenvolvido um estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de pesquisa e análise documental com as informações sobre os cursos de graduação em Medicina Veterinária registrados no e-MEC. Foram contabilizados 556 cursos, sendo que 536 estão em atividade. 514 são presenciais e 22 são na modalidade de educação à distância. São ofertadas 77.047 vagas por ano, correspondendo a uma média de 149,89 vagas/curso/ano. Dos cursos registrados, 430 são de caráter privado e 83 públicos. A Região Sudeste dispõe de 41,54% dos cursos registrados e contabiliza 50,34% de todas as vagas do Brasil. Os cursos presencias estão presentes em 239 cidades. Em relação a estrutura curricular, a carga horária média é de 4427,70 horas. Concluiu-se que há um alto número de cursos de Medicina Veterinária. A década de 90 marca o início da expansão, ligada a instituições particulares, de cursos ofertados em diferentes modalidades. Situação essa que coloca o Brasil em evidência por possuir muito mais cursos que o quantitativo necessário para atender a população atual. E os impactos de excesso de cursos serão sentidos a longo prazo, afetando negativamente todas as áreas de atuação do Médico Veterinário.

Palavras-chave: Características. Faculdades. Médico Veterinário.

Abstract
The teaching of Veterinary Medicine in Brazil is experiencing a scenario of undergraduate course expansion that can harm the quality of education. The aim of this study is to characterize the current undergraduate courses in Veterinary Medicine in Brazil, in order to obtain subsidies for discussions on professional training. An exploratory, descriptive and quantitative and qualitative approach study was developed through research and document analysis with information on the undergraduate courses in Veterinary Medicine registered in e-MEC. 556 courses were counted, with 536 in operation. 514 are face-to-face and 22 are in distance education. 77,047 places are offered each year, corresponding to an average of 149.89 places/course/year. Of the courses registered, 430 are private and 83 public. The Southeast Region has 41.54% of the registered courses and accounts for 50.34% of all places in Brazil. The face-to-face courses are in 239 cities. In terms of curriculum structure, the average workload is 4427.70 hours. It was concluded that there is a high number of Veterinary Medicine courses. The 90s marked the beginning of the expansion, linked to private institutions, of courses offered in different modes. This situation puts Brazil in evidence for having many more courses than the quantity needed to serve the current population. And the impacts of excessive courses will be felt in the long term, negatively affecting all areas of the veterinarian's work.

Keywords: Characteristics. Pharmacies. Veterinarian.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

PAULA, Eric Mateus Nascimento de; SOUZA, Juliana Bruno Borges; MOREIRA, Thaynara Souza; CRUZ, Carolina de Alvarenga; MEIRELLES-BARTOLI, Raphaella Barbosa; CARVALHO, Adolorata Aparecida Bianco. Caracterização e Perfil dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária no Brasil. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 19–24, 2023. DOI: 10.17921/1415-6938.2023v27n1p19-24. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/10181. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos