Descrição de Propagandas de Alimentos Infantis Veiculadas por Emissoras de Canais de Televisão Aberta no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-6938.2023v27n2p129-135Resumo
O objetivo deste trabalho foi descrever os processos dietéticos presentes em propagandas de alimentos para crianças na televisão aberta brasileira. Os dados foram obtidos por meio de gravação da programação de duas emissoras de canal aberto do país durante três finais de semana. As propagandas foram organizadas considerando cinco itens. Os dados foram tabulados em planilhas e os produtos tiveram seus rótulos analisados e agrupados em três categorias para quantificar açúcar, sódio e gordura saturada de acordo com a legislação pertinente. Foram catalogados doze comerciais referentes a alimentos e bebidas em 36 horas de gravação. Os itens alimentares mais veiculados em todas as emissoras foram os alimentos ultraprocessados. Não houve nenhuma inserção de propagandas de alimentos como frutas, cereais, leguminosas e hortaliças. Todos os comerciais apresentaram estratégias para chamar à atenção da criança como personagens e brindes. Na análise da informação nutricional, todos os produtos foram classificados como alimentos com quantidade elevada de açúcar. Dessa forma, foi possível observar que a mídia televisiva utiliza de diversas estratégias publicitárias, mas não contribui para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. Assim, existe a necessidade em fazer valer as leis relacionadas à publicidade e propaganda infantil existentes no país, sugerindo que haja um comprometimento das emissoras em divulgar alimentos saudáveis e/ou alertas para o consumo exacerbado de produtos prejudiciais à saúde.
Palavras-chave: Marketing. Nutrição da Criança. Análise de Alimentos.
Abstract
The objective of this work was to describe the dietary processes present in food advertisements for children on Brazilian open television. The data were obtained by recording the programming of two open-channel stations in the country during three weekends. The advertisements were organized considering five items. The data were tabulated in spreadsheets and the products had their labels analyzed and grouped into three categories to quantify sugar, sodium and saturated fat in accordance with the relevant legislation. Twelve commercials referring to food and beverages were cataloged in 36 hours of recording. The most aired food items on all stations were ultra-processed foods. There was no insertion of advertisements for foods such as fruits, cereals, legumes and vegetables. All commercials presented strategies to attract the child's attention, such as characters and gifts. In the analysis of nutritional information, all products were classified as foods with a high amount of sugar. Thus, it was possible to observe that the television media uses different advertising strategies, but does not contribute to the promotion of healthy eating habits. Thus, there was a need to enforce the laws related to advertising and advertising for children in the country, suggesting that there is a commitment by broadcasters to disseminate healthy foods and/or alerts to the exacerbated consumption of products harmful to health.
Keywords: Marketing. Child Nutrition. Food Analysis.