Qualidade de Vida no Trabalho: um Estudo Sobre a Percepção dos Operadores de Telemarketing de uma Empresa de Call Center Situada na Cidade de Imperatriz
DOI: https://doi.org/10.17921/1415-6571.2021v25n41p20-26
Resumo
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem um papel importante no desempenho de atividades voltadas para satisfação e bem-estar
dos funcionários, trazendo benefícios esperados por parte do empregado e do empregador. As organizações que pretendem impulsionar a
produtividade e melhorar a eficiência de entrega de seus serviços, precisam investir em seu capital humano, afinal, são estes os responsáveis por
trazerem resultados para a corporação. O presente artigo tem como objetivo analisar os aspectos que contribuem para satisfação ou insatisfação
no ambiente de trabalho dos operadores de telemarketing, em uma empresa de call center, responsável por realizar cobranças, localizada
na cidade de Imperatriz/MA, neste caso, analisando questões relativas à segurança e saúde no trabalho, interação social, oportunidade de
crescimento, entre outras. Quanto aos métodos, a pesquisa é de caráter exploratório, sendo um estudo de caso em um setor específico da
organização, call center, no qual foram utilizados questionários fechados com treze questões de múltipla escolha, para identificar a percepção
dos colaboradores quanto à proposta de QVT adotada. Os resultados evidenciam que a maioria dos operadores se sentem satisfeitos com
questões relacionadas à QVT na empresa pesquisada, todavia, foram identificadas situações nas quais a corporação deve trabalhar para melhorar
ainda mais a satisfação dos colaboradores.
Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho. Call Center. Operador de Telemarketing. Satisfação.
Abstract
The Quality of Life at Work (QWL) has an important role in the performance of activities aimed at employee satisfaction and well-being,
bringing expected benefits from the employee and the employer. Organizations that intend to boost productivity and improve the delivery
efficiency of their services, need to invest in their human capital, after all, these are the ones responsible for bringing results to the corporation.
This article aims to analyze the aspects that contribute to satisfaction or dissatisfaction in the work environment of telemarketing operators,
in a call center company, responsible for making collections, located in the city of Imperatriz / MA, in this case, analyzing issues related to
safety and health at work, social interaction, growth opportunity, among others. As for the methods, the research is exploratory, being a case
study in a specific sector of the organization, call center, where closed questionnaires with 13 multiple choice questions were used to identify
the collaborators perception regarding the proposal of the adopted QWL. The results show that the majority of operators feel satisfied with
issues related to QWL in the researched company, however, situations that the corporation must work to further improve employee satisfaction
were identified.
Keywords: Quality of Life at Work. Call Center. Telemarketing Operator. Satisfaction.