Os Desafios de Comunicação Entre os Níveis de Atenção Primária e Terciária no Município de Parnaíba-PI
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-6938.2024v28n1p126-131Resumo
A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada no sistema de saúde, devendo todo paciente, antes de passar por um médico especialista, ser atendido por um médico generalista. Mesmo existindo instrumentos específicos para o encaminhamento dos casos da atenção primária para o serviço especializado, ainda existem muitas dificuldades de comunicação entre os serviços que compõem as Redes de Atenção à Saúde, proporcionando prejuízos na assistência, dificuldades na continuidade do cuidado e causando a fragmentação do cuidado. O objetivo do estudo foi analisar o preenchimento do instrumento de encaminhamento entre a atenção primária e a atenção terciária de saúde, visando entender as falhas de comunicação entre a atenção primária e o serviço especializado dentro da rede de saúde. Este é um estudo retrospectivo de abordagem quali-quantitativo utilizando a análise documental de prontuários dos pacientes encaminhados da Atenção Primária de Saúde para o serviço terciário de cirurgia geral, realizado no município de Parnaíba Piauí (PI). Sendo observado que a maior parte dos campos das fichas ou prontuários foram deixados em branco ou preenchidos de forma ilegível, o que pode acarretar dificuldades no agendamento e comparecimento das consultas e/ou procedimentos, dificultando a comunicação entre os níveis de atenção à saúde.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Atenção Terciária à Saúde. Continuidade da Assistência ao paciente. Referência e Consulta. Sistema Único de Saúde.
Abstract
Primary Health Care is the gateway to the health system, and every patient must see a generalist before seeing a specialist doctor. Even though there are specific instruments for forwarding cases from primary care to specialized services, there are still many communication difficulties between the services that make up the Health Care Networks, leading to losses in care, difficulties in continuity of care and causing care fragmentation. The objective of the study was to analyze the completion of the referral instrument between primary care and tertiary health care, aiming to understand communication gaps between primary care and specialized services within the health network. This is a retrospective study with a qualitative and quantitative approach using documentary analysis of patients’ medical records referred from primary health care to the tertiary general surgery service, carried out in the city of Parnaíba Piauí (PI). It was observed that most of the fields in the forms or medical records were left blank or filled in illegibly, which could lead to difficulties in scheduling and attending appointments and/or procedures, making communication between levels of health care difficult.
Keywords: Primary Health Center. Tertiary Healthcare. Continuity of Patient Care. Referral and Consultation. Unfied Health System.
Publicado
Versões
- 2024-06-04 (2)
- 2024-04-22 (1)